quinta-feira, 7 de abril de 2011

Normalização dos Trabalhos de Conclusão - Segundo normas da ABNT

Disciplina: Informática para o Direito
Professor(a): Cristiano Lacerda Pinto

        Neste “post” iremos apresentar as normalizações exigidas na entrega dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara. Entretanto daremos mais enfoque aos elementos pré-textuais e à formatação do texto.
        A estrutura do trabalho de conclusão pode ser representada conforme a tabela abaixo, onde existem elementos obrigatórios (OB) e opcionais (OP):

Elementos pré-textuais
Elementos textuais (todos os itens são obrigatórios)
Elementos pós-textuais:

-Capa (OB)
-Folha de rosto (OB)
-Folha de aprovação (OB)
-Dedicatória (OP)
-Agradecimentos (OP)
-Epígrafe (OP)      
-Resumo em Língua Vernácula (OB)
-Lista de ilustrações (OP)
-Lista de tabelas (OP)
-Lista de abreviaturas e siglas (OP)
-Lista de símbolos (OP)
-Sumário (OB)

1.     Introdução
2.     Referencial teórico
3.     Desenvolvimento do objeto de estudo, análise, resultados e discussão
4.     Considerações Finais


1.     Referências (OB)
2.     Anexos (OP)



 Elementos pré-textuais:
  • Capa: 
    • Nome da Instituição: Topo da página, em caixa alta, negrito e tamanho 14;
    • Centralizado, nome do (a) autor (a), o título e subtítulo colocados no centro da página, negrito e tamanho 14;
    • Em baixo da página, aparecem o local (cidade) e o ano de depósito ou de apresentação do trabalho, ambos os elementos centralizados apenas com iniciais em maiúsculas, tamanho 14.
  • Folha de rosto:
    • No topo da página coloca-se o nome do (a) autor (a) do trabalho apenas inicial em maiúsculas em tamanho 14;
    • Título e subtítulo – se houver – centralizados, tamanho 14.
    • Alinhado à direita com recuo de 7 cm, escreve-se a natureza do trabalho (monografia, trabalho), seu objetivo – obtenção de..., curso, nome da instituição, nome do professor ou orientador, tamanho 12 e com espaçamento simples entre linhas. 
  • Folha de Aprovação:
    •  Nome dos professores com a respectiva titulação acadêmica (Dr. Prof.) iniciando com o orientador.
  • Dedicatória:
    •  Alinhada à direita com espaçamento simples entre linhas e em baixo da página; 
  • Agradecimentos:
    • Usa-se o verbo na primeira pessoa do singular, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 cm; 
  • Epígrafe:
    • Trata-se de uma citação com a indicação da autoria, relacionada ao tema desenvolvido. É alinhada à direita, no espaço inferior da página, tamanho 12. 
  • Resumo na língua original: 
    • Redigido em parágrafo único com espaçamento simples entre linhas, contendo de 150 a 500 palavras. Abaixo do mesmo, mencionam-se palavras-chave. 
  • Sumário:
    • Lista dos títulos e seções dos capítulos com as respectivas páginas.
    Apresentação Gráfica do Trabalho de Conclusão:
1.       Configuração da página:
a.       Papel A4
b.      Margens superior e esquerda: 3cm
c.       Margens inferior e direita: 2cm
2.       Parágrafo:
a.       Recuo especial na primeira linha de 1,5 cm
3.       Alinhamento do Texto: Justificado
4.       Espaçamento entre linhas para o Texto: 1,5
5.       Para citações longas/notas/referências/legendas de figura: espaçamento entre linhas simples
6.       Fonte: Times New Roman
7.       Tamanho da Fonte:
a.       Tamanho 12 para o texto
b.      Tamanho 10 para notas, citações longas e legendas de figuras
8.       Títulos sem numeração:
a.       Alinhamento centralizado
b.      Iniciado em uma nova página
9.       Títulos de Capítulos:
a.       Com numeração
b.      Alinhado à margem esquerda
c.       Espaçamento de 1,5 antes e depois do título
d.      Não colocar ponto no ultimo número da numeração do capítulo (Ex.: 1.2.2)
e.      Iniciado nova página
f.        Introdução e conclusão são numeradas
10.   Paginação:
a.       Alinhado à direita
b.      No rodapé da página
c.       A partir da primeira página da introdução
d.      Contadas a partir da folha de rosto

Postem as dúvidas através de comentários neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário